
Nesta semana, ocorre a 15ª Reunião Anual dos BRICS, envolta em grande expectativa após os últimos anos terem sido dominados pela crise da COVID-19. Para nós, em particular, enfrentamos outra praga igualmente desafiadora.
A pauta divulgada inclui a definição de critérios para adesão ao grupo – 22 países formalizaram a solicitação -, a situação de guerra na Ucrânia e a utilização de uma moeda comum nas transações comerciais entre os países.
Após essa importante missão, Lula prossegue para encontros bilaterais com outros países africanos, retomando a prática de seu governo anterior.
Uma discussão sobre a adesão de novos membros parece preocupar parte da diplomacia brasileira; não houve manifestação de Lula sobre o tema, apenas reiterou a pauta e mencionou a necessidade de estabelecer critérios para adesão. Estranhei a aparente resistência do nosso Itamaraty à expansão do grupo BRICS, e até mesmo a alegada diminuição do protagonismo do Brasil, diluído entre mais membros, foi debatida.
Penso que, de fato, este é um assunto a ser discutido de maneira séria, especialmente quando consideramos a possibilidade da moeda comum de comércio ser estabelecida. Para dar início a um teste tão importante como esse, abandonar o dólar como referência, todos os cuidados devem ser tomados para que não haja interferências e para que a nova base global de transações possa ser firmemente estabelecida.
Portanto, os critérios precisam e serão debatidos.
A minha primeira impressão seria a de acolher o maior número possível de novos membros, visando o fortalecimento do grupo e a abertura de oportunidades comerciais. Considerando que a questão primordial da nova moeda de trocas está surgindo e com potencial para se consolidar, é prudente que os novos membros aguardem um momento mais.
Continuaremos acompanhando.
( Atualização: Lula acaba de discursar defendendo a ampliação dos BRICS. Fiel ao seu estilo inclusivo. )
📌📌Ajude na manutenção do Blog.
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente