
Esta difícil de entender o suicídio europeu no mergulho da Otan, na guerra contra a Rússia.
Inflação generalizada, insistente, causada pelo custo do combustível, em pleno verão e que anuncia um inverno complicado. Outro, no caso.
Enquanto a Alemanha amarga quedas sucessivas na economia, a Holanda admite estar em recessão. Demais países do norte, não por acaso, estão com problemas maiores que os do sul. O custo do gás explica muita coisa, o alinhamento mais radical do norte com a Otan, outras.
Enquanto isso o complexo militar dos EUA – há quanto tempo não falávamos disso? – sustenta a retomada dos EUA, com queda de inflação e desemprego. Embora, perceba, com data para acabar apesar do crescente e renovado apelo bélico atual.
Há quem siga que a guerra na Ucrânia está perdida, restando agora negocial a entrega dos territórios invadidos aos russos. Uma situações terrível, que poderia ter sido melhor contornada a opção de guerra jamais poderia ter sido usada como foi.
Tentar prolongar o conflito, e seguir isolando a Rússia do mercado de petróleo e gás europeu – sim porque a Rússia já contornou o problema e segue vendendo como sempre – mostra-se inútil e insustentável. Parte da crise no norte europeu comprova o fracasso da tentativa.
Biden poderia ter sua reeleição muito ameaçada, não fosse o provável destino amargo dos republicanos juntamente com a prisão de Trump. Também por lá, os fascismo deixou uma conta aberta com a justiça, que parece querer cobrar.
Que se acertem, porque outros pontos de conflitos emergem, no mar da China, na África, novos e velhos problemas e a velha solução da guerra escala.
No título, o x da questão, a Paz com X, sinal dos imperialismos dos séculos.
📌 Apoie o Blog.
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente