
Em todas as oportunidades que teve em suas viagens, Lula incluiu nos discursos a cobrança de promessas dos países ricos no financiamento da preservação das florestas.
Havia acordo de até 2020 um aporte de U$ 100 bilhões e que não foi cumprido, muito menos que essa mesma quantia passasse a anual depois.
A preservação da floresta implica na solução para a sobrevivência humana dos que lá vivem, só na Amazônia brasileira seriam quase 30 milhões de pessoas .
Lula inclui na área carente dos recursos toda a amazônia, nossos vizinhos com quem dividimos a floresta , e as florestas na África.
A notícia de hoje é que nessa viagem no encontro com o presidente Francês Macron, será feito o anúncio de que o montante inicial está completo, todos os países cumpriram e o dinheiro está para ser liberado.
Senão nessa semana, na próxima reunião de setembro. A sinalização será feita em qualquer hipótese nesse encontro agora.
Uma grande notícia que mantém o Brasil na dianteira da liderança ambiental, incluindo os demais países necessitados. E confirmando a confiança no governo atual para cumprir tamanha tarefa.
Muita coisa poderá acontecer a partir desse financiamento, e resta ainda aguardar a confirmação na liberação anual para projetarmos a devida aplicação.
Florestas e homens dependem mutuamente desses recursos , preservando e mantendo a vida humana e do ecossistema amazônico.
Fiquemos de olho, essa semana.