Caindo de Maduro.

O presidente Venezuelano está no Brasil, segundo acabou de dizer fazem cinco anos que os dois países não conversam.

Durante décadas o bicho papão latino americano era Cuba e seus comunistas revolucionários, esse papel foi cedido nos últimos anos a Venezuela de Hugo Chaves.

Ditaduras, não tem eleição, etc, tem esses argumentos, mas não dá pra julgar processos históricos de outros países adotando fórmulas de outros, cada um deve ter sua história e seus processos internos respeitados .

Não tem um melhor do que o outro, um mais avançado do que o outro, são comparações entre processos distintos, incomparáveis portanto.

Mas conto uma história, muito particular, penso .

Os EUA após a tomada do poder na Venezuela por Hugo Chaves passou a fazer o país de fantasma primordial nas Américas, como sugeri, e tome sanções, cercos, boicotes e tentativas de golpes e assassinatos.

Na mesma base que fizeram com Cuba e com os mesmos resultados nulos.

Assim foi com a Venezuela, mas o petróleo venezuelano os EUA continuaram a consumir até….que o Brasil descobriu o presal, o nosso presal provocou uma mudança e radicalizou o cerco econômico dos EUA na Venezuela, exatamente porque nosso petróleo poderia suprir a eventual falta do petróleo venezuelano .

Esse cerco provocou graves carências na vida do povo venezuelano, nesse país tão pouco industrializado e sem divisas após os embargos, que chegaram a confiscar ouro e dinheiro depositado em bancos em países ocidentais .

A sorte da Venezuela seguia assim até….que a guerra Ucrânia e Rússia começou, e ai a necessidade prioritária de boicote passou a ser o petróleo russo e onde buscar suprir essa nova carência mundial?

Exatamente, na Venezuela que agora está negociando termos de trocas comerciais mais brandas com os EUA e demais países desenvolvidos.

O que mudou na Venezuela para essa mudança acontecer?

Nada, mudou a oferta de petróleo no mundo, reduzido com a guerra.

E democracia, eleições, liberdade etc?

Fica para depois, parece, quando a oferta de petróleo normalizar, talvez.

Então é isso, nosso Lula não entra nessas narrativas mirabolantes e hipócritas dos países desenvolvidos, respeita a história de cada país e sua autonomia, enquanto trabalha pela promoção de paz e do progresso comum.

Nessas histórias só cai quem não é Maduro.

Literalmente.


Deixe um comentário