Governar é preciso

Mais de um interlocutor tem dito que nosso presidente Lula anda ansioso, agora até triste.

Que reclama da morosidade e da dificuldade de fazer valer sua vontade em decisões que parecem não chegar na ponta .

Comparam com seu primeiro mandato, quando, segundo afirmam, teria mais poder em impor suas decisões.

Provável que tudo isso seja verdade, mas talvez falte ai uma constatação de que não apenas o exterior mudou desde o último mandato do Lula, mas também ele mudou.

E muito.

Não é preciso rever os fatos desde sua passagem anterior na presidência até os dias de hoje, ninguém mais que ele sabe o que viveu e passou para chegar novamente ao planalto.

Porque além dos fatos e do mundo político complexo que estamos, vai também um homem muito mais seguro de si e daquilo que sabe o que precisa fazer.

Sim, ele sabe exatamente o que precisa fazer para entregar em alguns poucos anos um Brasil muito melhor que recebeu.

Por isso fica ansioso, não sei da tristeza que remeteria para uma frustação que me parece distante da realidade, já a pressa por fazer o que sabe ser imprescíndivel é natural e até evidente.

Antes dele governar pela primeira vez ninguém sabia que incluir o pobre no orçamento traria desenvolvimento, agora todo mundo sabe, ninguém sabia que reajustar o salário mínimo acima da inflação não quebra ninguém e nenhuma prefeitura do interior, agora todos sabem, que privilegiar conteúdo nacional não encarece nada, que participar de fóruns internacionais como protagonista é melhor, que incentivar a cultura e a educação é a solução, que a agricultura familiar é fundamental, que a política e os acordos é o único caminho.

Tanta coisa que a gente não sabia e agora todo mundo sabe.

E para a agenda atual, ele sabe que precisa abaixar o juro do BC, aprovar uma nova âncora fiscal, fazer a reforma tributária, enquanto vai refazendo a âncora social perdida, o capital desperdiçado em obras irrelevantes e a reforma no coração cheio de ódio que insiste em perambular por ai.

Tudo isso leva tempo, a gente sabe, ele sabe muito mais.

E fica ansioso porque enxerga o que há de vir, para que venha antes e que venha melhor.

Daqui a pouco a gente vê também o que ele está fazendo, nós demoramos mais um pouco pra ver o que ele já sabe, já encaminhou e partiu pra outra.

Depois esses dizem que foi tudo sorte.

Já respondi essa antes mas repito, a sorte é toda nossa.

Fica tranquilo ai Seu Lula.


Deixe um comentário