
Para a antologia de todos os tempo sobre debates no Congresso tivemos ontem uma adição de peso, quando o Ministro Flávio Dino respondeu uma pergunta agressiva e descabida do senador Capixaba Marcus Do Mal : ” se o senhor é da Swat eu sou dos Vingadores”.
Os deputados e senadores da oposição, arrependidos da inciativa de uma CPMI sobre o dia 08/01, levados pelo vazamento do vídeo editado mostrando o general do GSI sem mato e sem cachorro nos corredores do Palácio do Planalto invadidos pelas hordas bárbaras, insistem em convidar ministros do governo para tentar alguma lacração e , quem sabe, uma indiscrição que os salve do vexame certo se a tal CPMI vingar.
Coisa que duvido e não é de hoje.
De todos os ministros convocados o preferido tem sido o Dino, exatamente por ocupar o cargo de maior responsabilidade e visibilidade sobre os acontecimentos de janeiro.
Cada vez mais agressivos, cada vez mais despreparados, os congressistas levam para cada pergunta provocativa e raivosa uma invertida proporcional e invariavelmente divertida.
A de ontem no senador Do Mal superou várias outras ótimas.
O companheiro senador da bancada capixaba e ex cantor de pagodes gospel Malta, também recebeu uma resposta do ministro, de que é normalmente calmo mas que burrice o exaltava.
Vários outros tiveram a sua dose de veneno.
Não sei se continuam nessa de convidar o Dino para responder esse nível de indagações furadas e maldosas, mas torço que sim, continuem, a diversão tem sido garantida.