
O número de brasileiros morando no exterior atingiu recorde de 2,1% da população, segundo levantamentos recentes, comparando com 2018 esse êxodo cresceu 20%.
Um contingente imenso de pessoas e que experimentou um crescimento extraordinário a partir de um certo momento.
2018.
– Quebraram a minha espinha e fiquei um pouco manco, uma das minhas perna esquecida abaixo do joelho e ambos os pés. Ainda fico de pé, não me quebraram o âmago, e posso andar exibindo minhas feridas e a minha integridade.
– Sim, chorei de tristeza, abandonei eventualmente, carrego uma dor verdadeira que insiste em marcar sua presença, mas sigo sereno mantendo as lutas e a dor.
– Sou ambos.
– Todos sabem de 2018, não fomos os únicos atropelados nas guerras hibridas dos países desenvolvidos, a força descomunal da destruição chegou varrendo a esperança, parte de toda alegria, retornou o medo, assim assaltaram o poder, desfazendo nossas novas conquistas, cancelando os projetos e abandonando nosso povo a própria sorte.
– Mandaram um recado para o mundo, que é inútil acreditar e ter esperança, é inútil trabalhar pelo bem comum, para que esqueçamos essas bobagens e as deixemos encarceradas nas masmorras de Curitiba.
– Ninguém entendeu melhor esse recado que nós mesmos, que sofremos as dores do parto das nossas esperanças e quando as vimos ceifadas em pleno alvorecer.
– Ninguém pode acusar meu povo de covardia, enfrentamos com todas as forças esse mal perverso e poderoso, disseminado por técnicas de psicologia de massas de maneira descomunal, inédita e criminosa. O povo lutou nas suas dores, vai continuar lutando, mas portas e janela se abrem e fecham em todas as direções e para muitos, excelentes e dispostos, decidem por encarar novos desafios.
– Fazem por si, pelos filhos, por um futuro melhor.
– Enquanto isso e junto a tantos que partiram, ficamos igualmente partidos, um pouco do nosso coração e da nossa história vai embora com esses tantos, e não vamos chorar nossas dores sozinhos, seguimos juntos até onde a memória se perde e as vidas misturadas somam outros significados.
– Mas estamos aqui, todos nós, alguns na despedida e outros refazendo caminhos destruídos, contando com a possibilidade de um mundo melhor para todos.
– Reconstruindo a esperança, juntos.