República das bananas do norte.

BREAKING: The US military is set to temporarily deploy about 700 Marines to Los Angeles while additional National Guard troops arrive in the city, a US official told Reuters, adding that for now the Insurrection Act is not expected to be invoked reut.rs/3TguBdG.

O fascismo não governa, ele desgoverna, provoca cisões, culpa outros por tudo de ruim e tudo faz para encobrir os privilégios que fomentam, promovem e valorizam.

A ideia de que as tarifas vão tornar os EUA em um grande país industrial novamente e promover emprego e renda, enquanto expulsa os cientistas e pesquisadores e persegue as universidades, simplesmente não vai acontecer, porque mudaram tanto as indústrias quanto os empregos. E se o futuro é tecnologia, como expulsar pesquisadores e cientistas — e perseguir universidades — vai ajudar?

Prender os imigrantes e expulsá-los é o grande leitmotiv do fascismo e nunca foi diferente. Ao replicar a fórmula atualmente, é retroceder de tal maneira a comprometer o funcionamento institucional do país, alijando a cidadania que é o sentido dos Estados modernos.

A confusão com governadores e prefeitos da oposição não é uma política consistente. O diálogo sempre vai prevalecer e afastar esse tipo de coisa, porque a reação sempre acontece no sentido oposto e na força proporcional, instalando a desordem.

Há quem pense ser a desordem o objetivo, para escalar a repressão e justificar medidas draconianas. Pode até ser que Trump seja um a pensar assim, o que dispensa maiores considerações se pensarmos em um país com 350 milhões de habitantes, armados até os dentes, descontrolado.

O comércio mundial vai se ajeitando, percebendo que o estilo “bate e corre” de Trump não é para valer e pouca diferença vai fazer. E, com o tempo, cada um vai buscando alternativas e deixando a retórica furiosa esvaziar.

É, sim, um desastre muito sério para o mundo, e como um líder de um grande país pode trazer graves consequências para todo todos. É aí onde vejo o maior problema : cada fracasso a mais do atual EUA pode significar ameaças crescentes para compensar e tentar unir internamente os interesse. Onde a guerra sempre foi a distração preferida.

OBS. Entramos no mês de renovar o domínio e o aluguel do espaço no WordPress, tornando seu apoio mais necessário.

Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.
Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário