
Como ninguém morre de tédio nesse Brasil, amanhecemos com imagens vazadas para a CNN mostrando General Dias, atual GSI do governo Lula, passeando no terceiro andar do Palácio do Planalto acompanhado do que seriam vários agentes do GSI direcionando vândalos da invasão do dia 08/01 para a saída de emergência do andar.
Enquanto as imagens correm, correm versões desencontradas do estranho episódio, destacando quando aparentemente um dos agentes do GSI fornece água a um dos vândalos.
O GSI apressou-se para explicar a presença do general e dos agentes, informando estarem nas imagens conduzindo os invasores para o segundo andar do Palácio pela porta de emergência, porque pretendiam provocar a prisão que já estaria por acontecer no andar abaixo.
Na nota do GSI não encontramos uma informação crucial para desvendar o mistério do General aparecer naquele local e naquela hora: o horário em que foram registradas essas imagens.
A CNN por sua vez também não achou importante divulgar essa informação.
Acontece que a essa altura já sabemos o horário da presença do general no Palácio, cerca de uma hora e meia após a invasão do prédio e no momento exato em que as tropas da cavalaria iniciavam o movimento de retomada do local.
Esta claro um vazamento com objetivo de incriminar o general, que seria homem de confiança do Presidente Lula, essas imagens estavam guardadas até agora provavelmente para a CPI do dia 08/01 que a oposição baderneira intenta instalar e inverter o sentido dos fatos daquele trágico dia, e agora parece servir a esse propósito de tumultuar e tentar pressionar a instalação dessa CPI, marcada para improvável leitura na próxima semana.
Porque essas imagens ficaram ocultas até agora também preocupa, da margem para avaliações dispares, ou uma arma para detonar na hipótese de instalação da CPI ou escondida exatamente porque mostra a presença do General durante os eventos.
Não é coisa boa, como todos os fatos vistos naquele dia 08/01 e portanto nenhuma participação deve ficar oculta, seja ela qual for.
O episódio iniciou o dia como combustível para as intenções macabras de forçar a instalação da CPI, aparenta terminar o dia apontando na direção oposta.
Em todo o caso, a parte da oposição composta por fascistas eleitos apoiando o candidato derrotado, aparenta mais e mais desequilíbrio e desespero, atuando em bloco para tumultuar os trabalhos nas comissões e aparentando muito nervosismo genuíno nas rotinas dos trabalhos na Câmara e no Senado.
Para o país seguir trabalhando serenamente, de volta a sua normalidade, o fato de imagens desse tipo ainda circularem de maneira apócrifa por aí, e de existirem, é uma falta de cuidado ou esperteza demais, e de nada servem.
PS.: O general Dias pediu afastamento do cargo até a conclusão das investigações.
Quanto a CPI, não sei, tem quem ache inevitável mas vamos aguardar.