A semana(?)

Lentamente a atividade parlamentar desponta no horizonte da pátria mãe gentil, com o prometido início dos trabalhos nas comissões mistas da casa. Objeto de disputa entre os presidentes das casas, entre formação de blocos, nomeações para os cargos importantes e acomodação das novas diretrizes a vigorar, o fato é que podemos aguardar alguma movimentação dos Deputados e Senadores ainda que espremidos com o feriado na sexta próxima.

O desenho do funcionamento do Congresso nesse inicio e talvez no ano todo, aponta para afunilar em poucas e relevantes votações, interessa ao governo confirmar as medidas provisórias enviadas, a nova âncora fiscal e a reforma tributária. Essa última dividida em duas votações distintas, uma a cada semestre. No mais parece haver uma acomodação entre as partes para evitar agitos desnecessários.

O teste de uma votação ainda esta por vir, quando finalmente saberemos quanta lata vazia cada bloco tem para entregar, se é que as tem, se é que blocos há. Devem haver, penso, muito trabalho de bastidor aconteceu, personagens contraditórios estão unidos, e um relativo silêncio só interrompido na histérica contribuição medíocre e barulhenta da bancada fascista chamou a atenção nos últimos dias.

Quanto ao Marco do Saneamento, aguardando a confirmação da MP enviada, é possível imaginar que uma operação Frankstein ocorra no corpo da nova lei, e nisso, apesar das juras em contrário do governo, parece operar a lei do bode na sala, ou melhor, do bode expiatório. Certo é que o pobre animal não sai inteiro dessa sala cirúrgica. Pretende-se assim mandar um recado ao governo, quando ao descuido da formação da base nessa e nas futuras votações, recados que mais parecem outdoors de neon anunciando os produtos relevantes para o melhor consumo. Todos seguem nos seus lugares e até que uma votação importante aconteça será nessa posição exata em que permanecerão.

Como hoje estou me lembrando de filmes, a cena do grande baile da Dança dos Vampiros me veio, e embora nosso baile de uma grande e importante votação ainda não tenha uma data marcada, sabemos as paredes estão cobertas de espelhos e que cada um preste bem atenção no que vão refletir. Ou não.


Deixe um comentário