O jornalista Bob Fernandes, que acompanho desde a época da Carta Capital, e que agora trabalha na TV, embora eu só o assisto aqui no Facebook, revelou uma coisa muito importante.

Revelou que Lula deixou gravada uma mensagem para ser exibida no horário eleitoral declarando que Haddad é seu candidato substituto.

Considerando que Lula está preso a 115 dias, e muita discussão, tempo e tinta foi gasta nas hipóteses sobre a sua escolha, imaginar que ele já tomou essa decisão a tantos meses, nos diz muito do tamanho da pessoa com quem estamos lidando.

Primeiro a sua análise pragmática de sua situação.

Encarcerado em Curitiba, Lula tinha clareza cristalina da necessidade de escolher seu substituto e, mais, deixar isso gravado! Assim fazendo dá um drible nos seus algozes que o silenciam.

Segundo, a fidelidade dos que o cercam, que trabalharam essa escolha sigilosamente, enfrentando todo tipo de pressões, internas e externas, preservando o capital político do líder.

E, terceiro, a inteligência política de Lula, administrando o tempo, as ansiedades, todo o poder que se levantou contra um encarcerado e não foi capaz de vencê-lo.

Lula, que já é história do Brasil, vai escrevendo seu nome nas galerias dos maiores desse mundo.

A sua vitória na próxima eleição pode significar a sua redenção, a nossa, a do Brasil.


Deixe um comentário