A Fecormercio do Rio de Janeiro soltou uma singela nota criticando os juros altíssimos pagos pelos brasileiros.
Descobriu que em 2017 nós brasileiros pagamos a bagatela de 380 bilhões de Reais em Juros, com cerca de 40% da população econômica endividada.
Os bancos brasileiros declararam lucro de 18 bilhões somente no primeiro trimestre de 2018, sinalizando que os lucros de 2017 não só se repetirão como devem aumentar.
Considerando que o governo federal igualmente paga por sua dívida cerca de 450 bilhões, estamos girando em dívidas pessoais e serviço da dívida federal, em juros aqui no Brasil cerca de 830 bilhões de Reais.
O livro de Jesse Souza, A Elite do Atraso, explicava ser esse o verdadeiro escândalo nacional, essa a grande corrupção, o grande roubo no Brasil.
Observem que com esses juros daria para realizar umas 20 olimpíadas e financiar a Petrobras umas 10 vezes, com resultado geral muito superior ao alcançado com pagamentos para bancos e credores da dívida pública.
Mas isso não é considerado escândalo, mesmo sem paralelo no mundo, essa prática de extorsão e agiotagem não só é tolerada como louvável.
E aí está a verdadeira causa da concentração de renda no país e a absoluta falta de financiamento viável para a indústria e a produção.
É preferível nada fazer a tentar viabilizar empresas pagando juros dessa monta.
A comparação com os gastos na olimpíada consta na nota da Fecomercion- RJ citada, eu só inclui os juros da dívida pública para melhor dimensionar o grave e ignorado roubo.
