O mecanismo.

Diferente da série improvisado, mal dirigida, mal escrita, pouco vista, o mecanismo que funciona de verdade age nas instituições financeiras.

Perceba o que está acontecendo nesse momento no câmbio.

O aumento dos juros nos EUA provocou aumento do dólar em todo o mundo, por conta do dinheiro especulativo que saqueava as pobres economias emergentes e que retorna para casa; retorna para preservar o ganho obtido que fica em risco na hipótese da desvalorização provável, o que esse movimento brusco ao mesmo tempo antecipa e provoca.

É a famosa profecia que se auto realiza.

Quanto ao câmbio aqui no Brasil, a tentativa do nosso Banco Central de segurar a cotação do dólar, impossível pelos motivos explicados, através de contratos futuros que garantiriam liquidez e preço antecipado me pareceu sempre inútil, para não dizer suspeita.

Se a intenção era dar saída ao investidores estrangeiro de forma ordenada, evitando especulação no câmbio, bastaria fazer a oferta de dólar à vista e não a venda de contratos futuros.

A diferença?

Observe o que está acontecendo hoje, por exemplo, e observe a tendência nos próximos dias, o câmbio está sendo pressionado para subir porque foram vendidos US40 bilhões em contratos futuros e esses contratos, de vencimento a curtíssimo prazo, darão ganhos adicionais se o dólar continuar subindo.

Assim, os que compraram essa fortuna especulam forçando artificialmente a alta do dólar para ganhar muito mais daqui a alguns dias.

Esse comportamento é conhecido e os ganhos adicionais dos especuladoras significam perdas ainda maiores para o nosso país, tudo por conta dessas autoridades monetárias que deveriam agir no exato sentido contrário em que agem.

O que, não credito à incompetência ou ingenuidade.


Deixe um comentário