No início do ano passado as projeções de crescimento foram todas positivas, alguém alertou para mudanças nos critérios de apuração da atividade econômica que iriam provocar essa distorção, evidentemente para simular crescimento; mas que com o tempo e a partir da manutenção do novo critério a verdade surgiria.
Ou seja, modificaram os cálculos para crescer mais no início do ano passado, mas a partir daí não poderiam manipular, a menos que modificassem novamente.
Como até safadeza tem limites, os cálculos preliminares do PIB no primeiro trimestre desse ano já apontam para números negativos e contaminam as perspectivas.
Me espanta que ninguém se lembre desse detalhe das modificações de critérios no IBGE no ano passado, será possível que só eu lembre desse fato importante?
É provável que nós nunca tenhamos crescido nada nesses últimos dois anos, se mantidos os critérios de cálculos anteriores.
Não seria importante alguém calcular e comparar os critérios? Temos economistas aí vivos? Saudáveis? Mãos à obra, senhores.
